Ficha Técnica: O que está faltando na gestão do seu restaurante?
Imagine que você serve um prato popular no seu restaurante. O preço de...
Leia agoraPublicador por Leticia Oliveira
16/08/2023 - 11h08
O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores se fazem, seja no ramo gastronômico ou em qualquer outro. Afinal, o mercado é competitivo e exige cada vez mais qualidade, inovação e eficiência.
Neste post, vamos compartilhar com você 20 dicas que podem ajudar a alavancar o seu negócio e torná-lo mais rentável, produtivo e sustentável. São dicas baseadas na nossa experiência como empresa de software de gestão de negócios gastronômicos, atuando no mercado de tecnologia há 20 anos.
Confira as nossas dicas e aplique-as no seu negócio. Boa leitura!
1. Defina a sua proposta de valor. Essa será a espinha dorsal do seu negócio de sucesso. Venda algo relevante, que solucione o problema de alguém, que tenha qualidade e um diferencial. Pense o que faz o seu cliente escolher você e não outro? Qual é o benefício que ele recebe ao comprar de você? É a partir da sua proposta de valor que você vai atrair e fidelizar os seus clientes.
2. Faça uma pesquisa de mercado. Conheça o ambiente em que seu negócio estará inserido. Escolha o seu público-alvo, conheça os seus concorrentes, analise as suas oportunidades e as ameaças que poderá enfrentar. Será que este mercado está em crescimento, já está saturado ou irá acabar em breve? Isso vai te ajudar a definir a sua estratégia e o seu posicionamento no mercado.
3. Conheça o seu público-alvo. Isso é fundamental para ter um negócio de sucesso. Saiba quais são as características desse público, preferências, necessidades, dores e desejos. Estude onde ele está, quais são seus hábitos e como se comunicar com ele de forma efetiva. Assim, poderá desenvolver melhor os seus produtos e serviços, definir os preços, escolher os canais de distribuição e elaborar as suas estratégias de marketing e vendas.
4. Estabeleça parcerias estratégicas. Você não precisa fazer tudo sozinho, na verdade, será mais lucrativo encontrar os parceiros certos para alavancar seu negócio. Pense nos produtos e serviços que seu negócio precisa e como pode criar sinergia e cooperação com parceiros de longo prazo. Com parcerias estratégicas você pode ampliar o seu mercado, diversificar os seus produtos ou serviços, reduzir os seus riscos e aumentar a sua competitividade. Por exemplo, se alguém deseja lançar um livro, não precisa comprar impressoras e papeis, basta encontrar uma gráfica para ser sua parceira.
5. Construa um Plano de negócios. Pense na forma como você irá gerar valor e receita com o seu produto ou serviço e estruture o seu modelo de negócios. Existem vários tipos, como venda direta, assinatura, franquia, marketplace, etc. Escolha o que mais se adequa ao seu tipo de negócio e ao seu mercado. A partir disso, elabore um plano de negócios descrevendo os objetivos, as metas, as ações, os recursos e os indicadores do seu negócio. Ele será como um guia para você seguir e avaliar o seu progresso.
6. Faça um planejamento estratégico. Defina os caminhos que você vai tomar e as ações que realizará, com o intuito de alcançar os seus objetivos e metas. E principalmente, como você vai medir os seus resultados. É a partir do planejamento estratégico que você vai traçar esse caminho e definir os recursos e responsabilidades para fazer o seu negócio crescer.
7. Defina os seus preços corretamente. Para ter um negócio de sucesso é preciso ser rentável e competitivo. Analise quais são os fatores que influenciam na formação dos seus preços, como custos, margem de lucro, concorrência, valor percebido pelo cliente. Tenha estratégias para fazer promoções e dar descontos sem prejudicar o seu faturamento. A precificação correta é uma das chaves para o crescimento saudável do seu estabelecimento.
8. Forme uma equipe engajada. A equipe é o recurso mais valioso do seu negócio. Escolha pessoas que compartilhem da sua visão, da sua missão e dos seus valores. Você deve também motivar, treinar e reconhecer a sua equipe. Crie um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e produtivo. Acompanhe o desempenho e crie estratégias para reter os melhores profissionais. Assim terá um time competente e comprometido com o sucesso do negócio.
9. Invista em capacitação. Além de investir no treinamento da sua equipe, busque capacitar-se e atualizar-se como empreendedor. Desenvolva os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para ajudar a gerir e desenvolver o seu negócio. Você pode fazer cursos, ler livros, assistir a vídeos, participar de eventos, etc. Priorize o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
10. Inove constantemente. Esteja atento às tendências de mercado e as mudanças de comportamento do consumidor. Grandes empresas já quebraram por não se prepararem para novos ciclos. Então, busque a inovação constante, trabalhe em melhorias para o seu setor e novas experiências para os clientes. Participe de eventos, feiras, palestras, lançamentos. Isso fará o seu negócio se diferenciar da concorrência e aumentar seu valor de mercado.
11. Ofereça um atendimento de excelência. Esse é um dos fatores que mais influenciam na satisfação e na fidelização do cliente. Você deve oferecer um atendimento rápido, cordial e eficaz, resolver as dúvidas, as reclamações e os problemas do cliente. Mais do que isso, crie uma conexão com seu cliente, use técnicas de rapport, entenda suas dores e o que ele realmente precisa. Antecipar as necessidades é a melhor forma de retenção dos clientes.
12. Cuide da saúde financeira. As finanças são a base da sua empresa. Você deve ter um controle rigoroso das suas entradas e saídas de dinheiro. Faça um planejamento financeiro, com um fluxo de caixa, um orçamento e uma projeção de lucros. Tenha sempre uma reserva de emergência e busque formas de reduzir custos e aumentar receitas. Fique de olho também nos desperdícios e mantenha o controle do seu estoque.
13. Divulgue o seu negócio. É como o ditado: quem não é visto, não é lembrado. E onde as pessoas mais procuram o que precisam? Sim, na internet. Portanto, inclua as divulgações online em sua estratégia de vendas. Você pode usar diversas ferramentas e canais para mostrar o seu produto, como redes sociais, e-mail, blog, site, tráfego pago. Tenha uma estratégia de marketing digital para o seu negócio e mensure os resultados do seu crescimento.
14. Fortaleça sua marca. Empresas de sucesso conseguiram construir uma boa imagem e reputação no mercado. Para isso, é preciso transmitir a personalidade e os valores do seu negócio. Crie uma conexão emocional com seus clientes, interaja genuinamente e desenvolva relacionamentos duradouros. Assim você se destacará e terá um espaço na mente do consumidor.
15. Peça feedbacks e depoimentos. Essas são formas de obter a opinião do cliente sobre o seu produto ou serviço. Os feedbacks e depoimentos são importantes para você saber o que está funcionando bem e o que precisa melhorar. Eles também são úteis para gerar prova social e credibilidade para o seu negócio.
16. Aprenda com os erros. Errar é inevitável no mundo dos negócios. O importante é saber reconhecer os erros, assumir a responsabilidade e aprender com eles. Procure corrigir os erros rapidamente e evitar repeti-los no futuro.
17. Monitore os resultados. A mensuração é a forma de verificar se o seu negócio está atingindo os objetivos e as metas estabelecidas no plano de negócios. Use os indicadores de desempenho, como faturamento, lucratividade, satisfação do cliente, etc. Analise os dados e tome decisões estratégicas sobre o que está funcionando bem e o que precisa melhorar.
18. Invista em tecnologia. Um negócio de sucesso precisa de mais agilidade, eficiência e competitividade. Com a tecnologia você pode automatizar diversos processos, reduzir os seus custos, aumentar a sua produtividade, melhorar a sua qualidade e facilitar a sua gestão. Existem várias ferramentas e soluções que ajudam a potencializar o seu negócio. Nos restaurantes, por exemplo, é possível usar um software para fazer a gestão do estoque, das finanças, e muito mais. Veja a próxima dica.
19. Tenha um software de gestão. Você pode integrar e controlar todas as áreas do seu negócio em um só lugar. Ter acesso às informações e indicadores do seu negócio em tempo real e de forma segura. E ainda, automatizar as suas tarefas rotineiras evitando erros e retrabalhos. Com um software de gestão você vai simplificar e otimizar sua operação, além de tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados.
20. Celebre as conquistas. As conquistas são os frutos do seu trabalho e do seu esforço como empreendedor. Você deve celebrar as conquistas, por menores que sejam, com a sua equipe, com os seus clientes, com os seus parceiros. Reconheça o seu mérito e tenha orgulho de onde conseguiu chegar!
Espero que essas dicas tenham sido úteis para você. Lembre-se que ter um negócio de sucesso não é fácil nem rápido, mas é possível e gratificante. Este mês comemoramos 20 anos de muito trabalho e somos gratos por essa jornada incrível. Que venham mais 20 anos!
Se desejar, deixe um comentário abaixo. Obrigado pela leitura e até a próxima!
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