Conteúdos Especiais Fique por dentro do Food Service

20 dicas para ter um negócio de sucesso 

Publicador por Leticia Oliveira

16/08/2023 - 11h08

O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores se fazem, seja no ramo gastronômico ou em qualquer outro. Afinal, o mercado é competitivo e exige cada vez mais qualidade, inovação e eficiência. 

Neste post, vamos compartilhar com você 20 dicas que podem ajudar a alavancar o seu negócio e torná-lo mais rentável, produtivo e sustentável. São dicas baseadas na nossa experiência como empresa de software de gestão de negócios gastronômicos, atuando no mercado de tecnologia há 20 anos. 

Confira as nossas dicas e aplique-as no seu negócio. Boa leitura! 

1. Defina a sua proposta de valor. Essa será a espinha dorsal do seu negócio de sucesso. Venda algo relevante, que solucione o problema de alguém, que tenha qualidade e um diferencial. Pense o que faz o seu cliente escolher você e não outro? Qual é o benefício que ele recebe ao comprar de você?  É a partir da sua proposta de valor que você vai atrair e fidelizar os seus clientes.  

2. Faça uma pesquisa de mercado. Conheça o ambiente em que seu negócio estará inserido. Escolha o seu público-alvo, conheça os seus concorrentes, analise as suas oportunidades e as ameaças que poderá enfrentar. Será que este mercado está em crescimento, já está saturado ou irá acabar em breve? Isso vai te ajudar a definir a sua estratégia e o seu posicionamento no mercado. 

3. Conheça o seu público-alvo.  Isso é fundamental para ter um negócio de sucesso. Saiba quais são as características desse público, preferências, necessidades, dores e desejos. Estude onde ele está, quais são seus hábitos e como se comunicar com ele de forma efetiva. Assim, poderá desenvolver melhor os seus produtos e serviços, definir os preços, escolher os canais de distribuição e elaborar as suas estratégias de marketing e vendas. 

4. Estabeleça parcerias estratégicas. Você não precisa fazer tudo sozinho, na verdade, será mais lucrativo encontrar os parceiros certos para alavancar seu negócio. Pense nos produtos e serviços que seu negócio precisa e como pode criar sinergia e cooperação com parceiros de longo prazo. Com parcerias estratégicas você pode ampliar o seu mercado, diversificar os seus produtos ou serviços, reduzir os seus riscos e aumentar a sua competitividade. Por exemplo, se alguém deseja lançar um livro, não precisa comprar impressoras e papeis, basta encontrar uma gráfica para ser sua parceira. 

5. Construa um Plano de negócios. Pense na forma como você irá gerar valor e receita com o seu produto ou serviço e estruture o seu modelo de negócios. Existem vários tipos, como venda direta, assinatura, franquia, marketplace, etc. Escolha o que mais se adequa ao seu tipo de negócio e ao seu mercado. A partir disso, elabore um plano de negócios descrevendo os objetivos, as metas, as ações, os recursos e os indicadores do seu negócio. Ele será como um guia para você seguir e avaliar o seu progresso. 

6. Faça um planejamento estratégico. Defina os caminhos que você vai tomar e as ações que realizará, com o intuito de alcançar os seus objetivos e metas. E principalmente, como você vai medir os seus resultados. É a partir do planejamento estratégico que você vai traçar esse caminho e definir os recursos e responsabilidades para fazer o seu negócio crescer. 

7. Defina os seus preços corretamente. Para ter um negócio de sucesso é preciso ser rentável e competitivo. Analise quais são os fatores que influenciam na formação dos seus preços, como custos, margem de lucro, concorrência, valor percebido pelo cliente. Tenha estratégias para fazer promoções e dar descontos sem prejudicar o seu faturamento. A precificação correta é uma das chaves para o crescimento saudável do seu estabelecimento. 

8. Forme uma equipe engajada. A equipe é o recurso mais valioso do seu negócio. Escolha pessoas que compartilhem da sua visão, da sua missão e dos seus valores. Você deve também motivar, treinar e reconhecer a sua equipe. Crie um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e produtivo. Acompanhe o desempenho e crie estratégias para reter os melhores profissionais. Assim terá um time competente e comprometido com o sucesso do negócio. 

9. Invista em capacitação. Além de investir no treinamento da sua equipe, busque capacitar-se e atualizar-se como empreendedor. Desenvolva os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para ajudar a gerir e desenvolver o seu negócio. Você pode fazer cursos, ler livros, assistir a vídeos, participar de eventos, etc. Priorize o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

10. Inove constantemente. Esteja atento às tendências de mercado e as mudanças de comportamento do consumidor. Grandes empresas já quebraram por não se prepararem para novos ciclos. Então, busque a inovação constante, trabalhe em melhorias para o seu setor e novas experiências para os clientes. Participe de eventos, feiras, palestras, lançamentos. Isso fará o seu negócio se diferenciar da concorrência e aumentar seu valor de mercado. 

11. Ofereça um atendimento de excelência. Esse é um dos fatores que mais influenciam na satisfação e na fidelização do cliente. Você deve oferecer um atendimento rápido, cordial e eficaz, resolver as dúvidas, as reclamações e os problemas do cliente. Mais do que isso, crie uma conexão com seu cliente, use técnicas de rapport, entenda suas dores e o que ele realmente precisa. Antecipar as necessidades é a melhor forma de retenção dos clientes. 

12. Cuide da saúde financeira. As finanças são a base da sua empresa. Você deve ter um controle rigoroso das suas entradas e saídas de dinheiro. Faça um planejamento financeiro, com um fluxo de caixa, um orçamento e uma projeção de lucros. Tenha sempre uma reserva de emergência e busque formas de reduzir custos e aumentar receitas. Fique de olho também nos desperdícios e mantenha o controle do seu estoque. 

13. Divulgue o seu negócio. É como o ditado: quem não é visto, não é lembrado. E onde as pessoas mais procuram o que precisam? Sim, na internet. Portanto, inclua as divulgações online em sua estratégia de vendas. Você pode usar diversas ferramentas e canais para mostrar o seu produto, como redes sociais, e-mail, blog, site, tráfego pago. Tenha uma estratégia de marketing digital para o seu negócio e mensure os resultados do seu crescimento. 

14. Fortaleça sua marca. Empresas de sucesso conseguiram construir uma boa imagem e reputação no mercado. Para isso, é preciso transmitir a personalidade e os valores do seu negócio. Crie uma conexão emocional com seus clientes, interaja genuinamente e desenvolva relacionamentos duradouros. Assim você se destacará e terá um espaço na mente do consumidor. 

15. Peça feedbacks e depoimentos. Essas são formas de obter a opinião do cliente sobre o seu produto ou serviço. Os feedbacks e depoimentos são importantes para você saber o que está funcionando bem e o que precisa melhorar. Eles também são úteis para gerar prova social e credibilidade para o seu negócio. 

16. Aprenda com os erros. Errar é inevitável no mundo dos negócios. O importante é saber reconhecer os erros, assumir a responsabilidade e aprender com eles. Procure corrigir os erros rapidamente e evitar repeti-los no futuro. 

17. Monitore os resultados. A mensuração é a forma de verificar se o seu negócio está atingindo os objetivos e as metas estabelecidas no plano de negócios. Use os indicadores de desempenho, como faturamento, lucratividade, satisfação do cliente, etc. Analise os dados e tome decisões estratégicas sobre o que está funcionando bem e o que precisa melhorar. 

18. Invista em tecnologia. Um negócio de sucesso precisa de mais agilidade, eficiência e competitividade. Com a tecnologia você pode automatizar diversos processos, reduzir os seus custos, aumentar a sua produtividade, melhorar a sua qualidade e facilitar a sua gestão. Existem várias ferramentas e soluções que ajudam a potencializar o seu negócio. Nos restaurantes, por exemplo, é possível usar um software para fazer a gestão do estoque, das finanças, e muito mais. Veja a próxima dica. 

19. Tenha um software de gestão. Você pode integrar e controlar todas as áreas do seu negócio em um só lugar. Ter acesso às informações e indicadores do seu negócio em tempo real e de forma segura. E ainda, automatizar as suas tarefas rotineiras evitando erros e retrabalhos. Com um software de gestão você vai simplificar e otimizar sua operação, além de tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados. 

20. Celebre as conquistas. As conquistas são os frutos do seu trabalho e do seu esforço como empreendedor. Você deve celebrar as conquistas, por menores que sejam, com a sua equipe, com os seus clientes, com os seus parceiros. Reconheça o seu mérito e tenha orgulho de onde conseguiu chegar! 

Espero que essas dicas tenham sido úteis para você. Lembre-se que ter um negócio de sucesso não é fácil nem rápido, mas é possível e gratificante. Este mês comemoramos 20 anos de muito trabalho e somos gratos por essa jornada incrível. Que venham mais 20 anos! 

Se desejar, deixe um comentário abaixo. Obrigado pela leitura e até a próxima! 

Posts mais lidos

Você sabe quais são os indicadores essenciais para qualquer dono de restaurante?

Você sabe quais são os indicadores essenciais para qualquer dono de restaurante?

Na gestão de um negócio, a atenção que se dá aos números pode...

Leia agora
20 dicas para ter um negócio de sucesso 

20 dicas para ter um negócio de sucesso 

O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso? Essa é...

Leia agora
Conheça 5 tendências para food services em 2023

Conheça 5 tendências para food services em 2023

O aquecimento do mercado traz novidades para restaurantes e estabelecimentos de food service...

Leia agora
Por que ter um PDV integrado ao seu Backoffice?

Por que ter um PDV integrado ao seu Backoffice?

A experiência de um cliente em um estabelecimento de food service é fator...

Leia agora
Case | Como a maior Dark Kitchen do mundo usa o ERP EVEREST para alcançar grandes resultados

Case | Como a maior Dark Kitchen do mundo usa o ERP EVEREST para alcançar grandes resultados

Criado em 2017, o grupo ATW Delivery Brands é uma holding brasileira que...

Leia agora