Ficha Técnica: O que está faltando na gestão do seu restaurante?
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Leia agoraConheça métodos simples que, quando aplicados em seu controle de vendas, dão uma forcinha nos negócios
Publicador por Paulino Marques
13/05/2022 - 12h44
Se o sucesso do seu negócio funciona como um quebra-cabeça, um controle de vendas eficiente é a peça fundamental para alcançar o crescimento da sua empresa.
Toda empresa, seja ela um comércio, uma indústria ou uma prestadora de serviços, deve vender o que produz para garantir estabilidade e sobrevivência financeira. É necessário organizar todas as informações relacionadas à área de vendas para facilitar a análise do desempenho do seu negócio, validando informações como custos e lucros.
Observe o exemplo de um relatório gerencial, que tem a função de informar as vendas diárias realizadas e levantar dados como: os custos das mercadorias vendidas, o lucro bruto e a margem de lucro sobre as vendas registradas. Recomenda-se que este relatório seja feito diariamente e os resultados avaliados todo término de mês – para traçar diferentes estratégias, caso seja necessário.
A simples anotação de cada venda proporcionará ao empresário alguns números importantes sobre seu negócio. Tomar decisões sem planejamento e sem controles gerenciais para a gestão de capital de giro, de preços e margens de lucro pode gerar muita dor de cabeça. A manutenção de uma liquidez confortável e seus resultados satisfatórios são frutos de uma série de decisões e atitudes tomadas diariamente.
Planejar ações de vendas e, por meio de avaliações sistemáticas, ampliar o índice de acerto e corrigir erros cometidos, é uma forma de empresas aumentarem a competitividade no mercado. A adoção de um controle de vendas possibilita ao empresário prever receitas futuras e, consequentemente, programar as compras da empresa.
Indicadores que podem auxiliar na avaliação de desempenho do negócio:
Para que a eficácia seja possível no planejamento e na avaliação das vendas, deve-se agir em dois estágios:
Sistema de Controles (Estatística eficiente)
Controles de vendas eficazes possibilitam um planejamento detalhado e refletem fielmente os resultados obtidos. A avaliação periódica destes 9 itens vai te ajudar nesta tarefa, são eles:
Um bom controle de vendas é o segredo para fazer sua empresa crescer de verdade e a função essencial da gerência é acompanhar todo o processo, estimulando vendedores ou representantes a avaliar os resultados obtidos e buscar novos desafios.
Não basta vender. Se a sua empresa quer potencializar as vendas e ser mais competitiva, você precisa monitorar as atividades para garantir que os objetivos traçados no planejamento de vendas serão atingidos. Para isto, lembre-se deste 5 passos:
Administre os resultados com cuidado, sempre levando em consideração que o valor total de vendas não é mesmo que o lucro bruto. Ter isso em mente é importante para prever a quantidade de dinheiro que sua empresa efetivamente receberá em caixa. Não assuma riscos desnecessários, invista no seu controle de vendas e tenha domínio sobre o equilíbrio financeiro do seu negócio.
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