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Como a tecnologia te ajuda com soluções criativas no Food Service?

Publicador por Ninho Digital

20/01/2022 - 18h22

Buscar soluções criativas na cozinha no Food Service nem sempre é uma tarefa fácil. Ideias podem surgir por meio de pesquisas, análises de tendências e muito estudo, mas uma fonte que pode, de fato, gerar insights e ajudar na difícil tarefa de inovar dentro do Food Service, é a tecnologia!

Não, não estamos falando em robôs de última geração ou carros voadores! Por mais que o termo “inovar” esteja sempre ligado às questões tecnológicas, quando falamos em inovação, queremos dizer “pensar além”, de agir sobre um mesmo processo, porém de uma forma diferente, buscando uma melhoria.

Seja com a ajuda de programas para frente de caixa, um Sistema ERP ou softwares de Business Intelligence, estamos falando de como a tecnologia pode gerar informações que vão ajudar os donos de bares e restaurantes a entenderem o seu negócio, e pensarem em novos produtos ou estratégias para seu crescimento. Com isso, a inovação passa a ser parte da rotina das operações food.

Quer exemplos de soluções criativas no Food Service?

Peça pelo Combo

Estas tecnologias, principalmente soluções ERP e B.I, permitem que o gestor de um bar e restaurante possa entender o seu cenário e ter a visibilidade que precisa sobre o desempenho dos seus produtos. Ele descobre, por exemplo, quais produtos são os chamados “campeões” de vendas e quais são aqueles que poderiam sair de cena. Nem sempre o problema do produto “encalhado” é custo ou preço. Às vezes é falta de apelo ao cliente que passa batido por ele, na hora de escolher o que pedir.

Uma forma de alavancar as vendas desse produto é incluí-lo em combos com produtos relacionados, ou falando a língua dos especialistas, com produtos com os quais haja uma harmonização. Isso pode fazer com que ele tenha mais visibilidade e, de fato, possa cair no gosto da freguesia. No final, você renova parte do cardápio e eleva o ticket do seu negócio. Só precisa avaliar bem as combinações! #ficaadica

Expandindo os horizontes do cardápio

Expandir o cardápio e buscar soluções criativas no seu Food Service pode ser uma dor de cabeça, em termos de custo, se não for bem elaborado e calculado. Nesta tarefa, entra novamente a tecnologia para trazer algumas informações estratégicas que vão contribuir nessa construção. O empresário pode verificar quais pratos têm mais saída, e tentar buscar uma conexão entre eles, como os ingredientes que utilizam ou tempo de preparo.

De uma certa forma, essa informação está carregada com o feedback indireto dos clientes. Com isso novos pratos com os ingredientes X ou Y podem surgir, com uma nova roupagem ou conceito. Associado à criatividade, esse é um diferencial que ajuda, também, a alavancar as vendas no bar ou restaurante. E ainda, ajudar nas negociações para a compra deste ou daquele ingrediente.

Otimizando o Estoque

Um dos maiores problemas de um comércio de alimentos é o gerenciamento do estoque. Produtos congelados têm uma maior durabilidade, enquanto o consumo de produtos frescos é uma verdadeira corrida contra o tempo.

Como que a tecnologia entra nesta etapa? Bom, com um sistema de gestão apropriado, o empresário consegue fazer uma análise minuciosa do seu cardápio, e seguir por dois caminhos principais: ele pode fazer uma análise da performance de vendas de determinado prato e identificar necessidades de ajustes no estoque para evitar desperdícios; ou, adaptar alguns pratos para que haja uma otimização no uso de alguns insumos e com isso, um aumento no consumo fazendo girar o estoque com mais agilidade.

As duas ideias anteriores também ajudam nessa tarefa!

Pra investir em soluções criativas no Food Service, primeiro entenda seus números

Já falamos da necessidade de entender cenários e performances de vendas, e como a tecnologia ajuda a dar essa visibilidade. Mas apesar dessas facilidades trazidas por um sistema de gestão por exemplo, a criatividade do empresário deve estar em dia e bem treinada, além da visão aguçada.

Por mais que a informação esteja na palma das mãos, de nada adianta, se o empresário não souber o que fazer com ela. É muito importante que ele saiba analisar indicadores que são cruciais para gerenciar o backoffice do negócio como o CMV, as informações trazidas pela Engenharia de Cardápios ou entender a curva ABC dos produtos que oferece.

A criatividade e a inovação só farão sentido se estiverem embasadas na realidade e nos números do negócio. E isso, só a tecnologia pode oferecer. Aproveite que chegou até aqui, e conheça tudo o que o ERP EVEREST pode fazer pelo seu negócio Food Service!

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