Ficha Técnica: O que está faltando na gestão do seu restaurante?
Imagine que você serve um prato popular no seu restaurante. O preço de...
Leia agoraUm planejamento de compras bem estruturado é fundamental para alcançar bons resultados na gestão
Publicador por Paulino Marques
1/04/2022 - 15h41
Traçar um bom controle de compras é fundamental para gerenciar as solicitações de mercadorias, o processo de cotações, o monitoramento das ordens de compras, a coordenação do recebimento dos produtos, bem como a auditoria e validação da qualidade do processo de forma prática. Ter tudo isso organizado permite ao comprador um acesso otimizado às informações gerenciais e evita retrabalhos no processo.
O modelo financeiro aplicado ao processo de compras tem passado por uma série de mudanças e isso impactou na forma como os empresários conduzem o negócio. O fluxo agora posiciona-se do produto para o cliente, o estoque passou a ser gerenciado de acordo com a demanda, o fornecedor passou a integrar a cadeia em posições estratégicas e a qualidade é o fator principal para a competitividade empresarial.
A função da área de compras foi ampliada, saindo do âmbito operacional e passando para o nível estratégico, em que os esforços passam a ser direcionados para o planejamento das atividades principalmente a médio e longo prazo.
1 – Preparar a Previsão de Vendas é um trabalho em conjunto
O controle de vendas é um dos itens essenciais para a gestão estratégica de compras. A previsão do lucro bruto determina quais áreas no setor de compras devem ser exploradas e quais podem ser deixadas em segundo plano. Orientado pelas previsões, o setor de compras terá condições de estabelecer a relação estoque X venda para atender às demandas previstas.
2 – Ajuste da previsão às possibilidades da empresa
Elaboradas as previsões de vendas e consolidadas na previsão global para o período, é importante que haja uma integração entre a áreas e, em reuniões estratégicas, chegue-se aos números desejados e o compromisso de todos para o atingimento das metas. É o momento para validar e buscar o comprometimento de todos.
3 – Traçar os planos e decidir o que vai comprar
É nesta etapa em que o setor de compras faz os provisionamentos mensais necessários para realizar as compras previstas, além de indicar como e onde buscar, se necessários, os recursos para complementar o capital de giro da empresa.
4 – Elaborar o orçamento
Após a elaboração do orçamento que atende às aquisições de mercadorias previstas para um determinado período, é necessário detalhá-lo para cada uma das áreas da empresa envolvidas nesse processo. Estabeleça as cotas de compras mensais, de acordo com o cronograma geral recebido.
5 – Efetivação das compras
Quando tudo está organizado, esta etapa é muito fácil de ser cumprida. Com certeza o setor de compras de sua empresa já tem todos os seus tradicionais fornecedores cadastrados. Assim, ele poderá fazer as solicitações de forma a atender ao cronograma e as previsões financeiras mensais.
O setor financeiro, por sua vez, deve estar alinhado e acompanhando de perto as movimentações do comprador. Deve estar ciente sobre o recebimento dos produtos e/ou serviços contratados; eventuais devoluções ou até mesmo o mesmo o cancelamento de pedidos. Tudo isso, impacta nas provisões financeiras da empresa.
6 – Acompanhamento dos pedidos
O acompanhamento dos pedidos é parte essencial do processo tanto aqueles que ainda estão no processo de aprovação para confirmação de compra, quanto aqueles fechados e que estão em vias de entrega. Controles organizados e atenção ao andamento dos processos evitam custos desnecessários com retrabalhos ou desembolsos extras, por conta de erros facilmente evitáveis.
A matemática financeira é simples. Calcule em que área seu dinheiro está sendo desperdiçado e reformule suas metas para reduzir esses custos. Invista em pequenas mudanças que farão toda diferença:
Um controle de compras bem planejado é essencial para a competitividade, pois os processos tornam-se mais eficientes, os custos e tempos são reduzidos, ao passo que existe um foco maior na qualidade dos produtos e serviços e também um cuidado com o relacionamento com os fornecedores.
Quando você entende os desafios e oportunidades relacionados ao setor de compras, você pode estruturar melhor as políticas da sua empresa, estruturar os custos envolvidos nas atividades e ter uma maior visão sobre fatores internos e externos que influenciam na gestão da área. Invista em inteligência de mercado, tecnologia e leve seu negócio ao topo.
Imagine que você serve um prato popular no seu restaurante. O preço de...
Leia agoraNa gestão de um negócio, a atenção que se dá aos números pode...
Leia agoraO aquecimento do mercado traz novidades para restaurantes e estabelecimentos de food service...
Leia agoraVocê já se perguntou como esses estabelecimentos conseguem produzir um volume tão grande...
Leia agora