Conteúdos Especiais Fique por dentro do Food Service

Controle de Compras: gestão com estratégia

Um planejamento de compras bem estruturado é fundamental para alcançar bons resultados na gestão

Publicador por Paulino Marques

1/04/2022 - 15h41

Traçar um bom controle de compras é fundamental para gerenciar as solicitações de mercadorias, o processo de cotações, o monitoramento das ordens de compras, a coordenação do recebimento dos produtos, bem como a auditoria e validação da qualidade do processo de forma prática. Ter tudo isso organizado permite ao comprador um acesso otimizado às informações gerenciais e evita retrabalhos no processo.

O modelo financeiro aplicado ao processo de compras tem passado por uma série de mudanças e isso impactou na forma como os empresários conduzem o negócio. O fluxo agora posiciona-se do produto para o cliente, o estoque passou a ser gerenciado de acordo com a demanda, o fornecedor passou a integrar a cadeia em posições estratégicas e a qualidade é o fator principal para a competitividade empresarial.

A função da área de compras foi ampliada, saindo do âmbito operacional e passando para o nível estratégico, em que os esforços passam a ser direcionados para o planejamento das atividades principalmente a médio e longo prazo.

6 etapas para um bom controle de compras

1 – Preparar a Previsão de Vendas é um trabalho em conjunto

controle de vendas é um dos itens essenciais para a gestão estratégica de compras. A previsão do lucro bruto determina quais áreas no setor de compras devem ser exploradas e quais podem ser deixadas em segundo plano. Orientado pelas previsões, o setor de compras terá condições de estabelecer a relação estoque X venda para atender às demandas previstas.

2 – Ajuste da previsão às possibilidades da empresa

Elaboradas as previsões de vendas e consolidadas na previsão global para o período, é importante que haja uma integração entre a áreas e, em reuniões estratégicas, chegue-se aos números desejados e o compromisso de todos para o atingimento das metas. É o momento para validar e buscar o comprometimento de todos.

3 – Traçar os planos e decidir o que vai comprar

É nesta etapa em que o setor de compras faz os provisionamentos mensais necessários para realizar as compras previstas, além de indicar como e onde buscar, se necessários, os recursos para complementar o capital de giro da empresa.

4 – Elaborar o orçamento

Após a elaboração do orçamento que atende às aquisições de mercadorias previstas para um determinado período, é necessário detalhá-lo para cada uma das áreas da empresa envolvidas nesse processo. Estabeleça as cotas de compras mensais, de acordo com o cronograma geral recebido.

5 – Efetivação das compras

Quando tudo está organizado, esta etapa é muito fácil de ser cumprida. Com certeza o setor de compras de sua empresa já tem todos os seus tradicionais fornecedores cadastrados. Assim, ele poderá fazer as solicitações de forma a atender ao cronograma e as previsões financeiras mensais.

O setor financeiro, por sua vez, deve estar alinhado e acompanhando de perto as movimentações do comprador. Deve estar ciente sobre o recebimento dos produtos e/ou serviços contratados; eventuais devoluções ou até mesmo o mesmo o cancelamento de pedidos. Tudo isso, impacta nas provisões financeiras da empresa.

6 – Acompanhamento dos pedidos

O acompanhamento dos pedidos é parte essencial do processo tanto aqueles que ainda estão no processo de aprovação para confirmação de compra, quanto aqueles fechados e que estão em vias de entrega. Controles organizados e atenção ao andamento dos processos evitam custos desnecessários com retrabalhos ou desembolsos extras, por conta de erros facilmente evitáveis.

Tela do Monitor de Compras do ERP EVEREST 3.0

6 passos para reduzir custos

A matemática financeira é simples. Calcule em que área seu dinheiro está sendo desperdiçado e reformule suas metas para reduzir esses custos. Invista em pequenas mudanças que farão toda diferença:

  1. Compras em grande volume. Dependendo do ramo de negócios manter um estoque pode ajudar a reduzir custos com compras recorrentes. Você passa a comprar menos e porém, em maiores quantidades. Isso, com certeza, pode ajudar no momento da negociação.
  2. Não tenha somente um fornecedor.  Este é um risco para sua produção, além do perigo de faltar produtos no seu estoque. Deve haver uma colaboração entre a cadeia de fornecedores objetivando maior agilidade na aquisição de materiais e serviços
  3. Analise o mercado. Faça buscas constantes no mercado e avalie novos produtos que possam ser substitutos daqueles que você vende. Em muitos casos, o custo de aquisição pode ser menor.
  4. Faça compras em parcerias. Comprar junto com outros empresários pode ajudar a reduzir custos por conta do grande volume negociado e também no momento da entrega, com o rateio dos valores de logística.
  5. Pense em seu estoque. Você sabe o que está parado? O capital aplicado no produto que não girou não rende. Lembre-se que há custos de armazenamento e possível redução de preço se o produto ficar deteriorado ou obsoleto.
  6. Negociação eficaz. Esteja sempre em negociação com seus fornecedores. E lembre-se: só há bom negócio quando ambas as partes ganham.

Arquitetura organizacional

Um controle de compras bem planejado é essencial para a competitividade, pois os processos tornam-se mais eficientes, os custos e tempos são reduzidos, ao passo que existe um foco maior na qualidade dos produtos e serviços e também um cuidado com o relacionamento com os fornecedores.

Quando você entende os desafios e oportunidades relacionados ao setor de compras, você pode estruturar melhor as políticas da sua empresa, estruturar os custos envolvidos nas atividades e ter uma maior visão sobre fatores internos e externos que influenciam na gestão da área. Invista em inteligência de mercado, tecnologia e leve seu negócio ao topo.

Posts mais lidos

Ficha Técnica: O que está faltando na gestão do seu restaurante? 

Ficha Técnica: O que está faltando na gestão do seu restaurante? 

Imagine que você serve um prato popular no seu restaurante. O preço de...

Leia agora
Você sabe quais são os indicadores essenciais para qualquer dono de restaurante?

Você sabe quais são os indicadores essenciais para qualquer dono de restaurante?

Na gestão de um negócio, a atenção que se dá aos números pode...

Leia agora
Conheça 5 tendências para food services em 2023

Conheça 5 tendências para food services em 2023

O aquecimento do mercado traz novidades para restaurantes e estabelecimentos de food service...

Leia agora
Os segredos por trás da eficiência nas cozinhas de grandes Restaurantes, Dark Kitchens e Fast Foods 

Os segredos por trás da eficiência nas cozinhas de grandes Restaurantes, Dark Kitchens e Fast Foods 

Você já se perguntou como esses estabelecimentos conseguem produzir um volume tão grande...

Leia agora