Ficha Técnica: O que está faltando na gestão do seu restaurante?
Imagine que você serve um prato popular no seu restaurante. O preço de...
Leia agoraPublicador por Leticia Oliveira
29/05/2023 - 14h24
Descubra como identificar o prejuízo camuflado em seu food service e proteja seu lucro.
Os profissionais que atuam no backoffice de bares, restaurantes, distribuidoras e outros negócios do food service em geral, devem estar preparados para identificar e prevenir possíveis prejuízos. O que muitos não sabem, é que eles podem estar escondidos no último local em que pensaríamos procurar: nos lucros!
Você leu certo, é exatamente isso. Os números quando analisados friamente podem ser perigosos e é extremamente importante saber verificar cada detalhe do seu faturamento. Esse trabalho será a garantia da prosperidade do seu negócio. Quer saber como? Continue lendo!
PREJUÍZO NO LUCRO? COMO ISSO É POSSÍVEL?
O prejuízo camuflado no lucro do food service pode acontecer de diversas formas, mas está geralmente relacionado a uma gestão inadequada ou falta de controle de custos. Isso significa que, mesmo que o seu negócio esteja vendendo bem e seja, aparentemente, lucrativo, pode haver gastos desnecessários, perdas de produtos ou outros problemas que estão impactando negativamente no seu resultado.
Por exemplo, se você não faz uma gestão eficiente do estoque, pode comprar mais insumos do que realmente precisa ou não monitorar a validade dos produtos. Isto pode resultar no desperdício de alimentos e, por consequência, em perdas financeiras. Além disso, se o seu negócio não está atento aos custos fixos, como aluguel, energia elétrica, água e impostos, você pode gastar mais do que deveria e comprometer a margem de lucro.
Outra questão importante é a precificação dos produtos. Se você não cobrar o preço adequado para seus produtos e serviços, pode vender com prejuízo ou uma margem de lucro muito baixa. Por isso, é fundamental fazer uma análise detalhada dos custos envolvidos na produção dos seus pratos e nos processos de comercialização. Assim, você consegue definir preços que garantam uma margem de lucro satisfatória para o negócio.
É importante destacar que a falta de controle financeiro e contábil pode ser um grande obstáculo para identificar o prejuízo camuflado no lucro do food service. Por isso, o ideal é contar com um sistema de gestão capaz de cuidar das rotinas financeiras do negócio de forma eficiente. Ainda, deve haver um acompanhamento frequente dos resultados para identificar possíveis problemas.
O prejuízo escondido no lucro do food service pode ser resultado de diversas práticas inadequadas de gestão. É necessário adotar uma postura proativa para identificar esses problemas e corrigi-los o quanto antes, para garantir um negócio mais rentável e sustentável.
Você está familiarizado com o termo Custo de Mercadorias Vendidas? O CMV é um indicador vital para a gestão do estoque e controle de custos de empresas do food service. A fórmula básica para o cálculo do CMV considera a soma do estoque inicial com as compras realizadas, menos o estoque no final do período. O valor resultante dessa equação deve ser comparado com o faturamento para se obter o percentual do CMV.
Uma gestão de estoque eficiente requer uma análise comparativa do CMV Teórico em relação ao CMV Real, ou seja, aquilo que foi calculado nas fichas técnicas e o que de fato saiu do estoque durante o período de produção. Esses dados podem ser alcançados com a ajuda de uma boa Engenharia de Cardápios, em que você tem uma visão clara da rentabilidade dos seus produtos e um controle minucioso dos custos da produção.
Com o CMV Teórico e o CMV Real na ponta do lápis, será possível realizar a análise dos custos mensais conforme a realidade do negócio, de forma que consiga identificar prejuízos e outras perdas que comprometam o seu lucro, além de oportunidades de crescimento.
Tanto a gestão das fichas técnicas quanto a apuração dos custos envolvidos na operação, são pontos fortes do EVEREST e o tornam referência neste segmento. Quer saber como ele pode ajudar a prevenir prejuízos e ainda contribuir com a rentabilidade do negócio?
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