Conteúdos Especiais Fique por dentro do Food Service

Como lidar com a sazonalidade dos produtos?

Publicador por raizhe

1/03/2023 - 10h00

O mercado de food service tem um obstáculo em comum para a maioria dos gestores: a sazonalidade dos alimentos. Saiba como lidar com ela da melhor maneira possível.

Uma gestão de estoque eficiente é uma das chaves para o sucesso de um negócio no segmento do food service, independentemente da linha gastronômica ou do modelo de negócio. Além de garantir que os ingredientes e produtos necessários estejam disponíveis quando precisados, uma gestão de estoque eficiente também ajuda a minimizar os desperdícios e maximizar as margens de lucro.

Uma das maneiras pelas quais a gestão de estoque pode ajudar a acompanhar a sazonalidade dos produtos em um restaurante é por meio de um controle rigoroso das entradas e saídas de produtos.

A sazonalidade é uma das principais preocupações para os proprietários de restaurantes, pois os preços e a disponibilidade de alguns produtos variam significativamente ao longo do ano. Uma gestão de estoque eficiente permite aos proprietários de restaurantes acompanhar estas flutuações de preço e disponibilidade, ajustando suas compras e menu de acordo.

Por exemplo, durante a temporada de frutas de verão, um restaurante pode aproveitar os preços baixos para comprar frutas em abundância e congelá-las para uso posterior durante os meses de inverno, quando os preços tendem a ser mais elevados. Além disso, ter uma gestão de estoque eficiente também permite aos proprietários de restaurantes acompanhar o nível de popularidade de pratos sazonais, e ajustar suas compras de ingredientes de acordo.

Outra maneira pela qual a gestão de estoque eficiente pode ajudar a acompanhar a sazonalidade dos produtos em um restaurante é por meio de uma avaliação regular dos níveis de estoque. Ao monitorar os níveis de estoque, os gestores podem identificar quais produtos estão se esgotando rapidamente e tomar medidas para repor os estoques a tempo, evitando assim interrupções no fornecimento de suprimentos.

Além disso, a avaliação regular dos níveis de estoque também ajuda a identificar quais produtos estão em excesso e podem ser vendidos antes de expirarem, maximizando assim os lucros. Esse controle mais de perto, também é essencial para otimizar o processo de compras, para evitar gastos desnecessários que podem ocorrer por conta de compras emergenciais ou por erros na quantidade de produtos comprados.

Quer saber como tornar a gestão de estoque do seu negócio um processo ágil e mais produtivo? Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como o EVEREST pode te ajudar.

Posts mais lidos

Você sabe quais são os indicadores essenciais para qualquer dono de restaurante?

Você sabe quais são os indicadores essenciais para qualquer dono de restaurante?

Na gestão de um negócio, a atenção que se dá aos números pode...

Leia agora
20 dicas para ter um negócio de sucesso 

20 dicas para ter um negócio de sucesso 

O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso? Essa é...

Leia agora
Conheça 5 tendências para food services em 2023

Conheça 5 tendências para food services em 2023

O aquecimento do mercado traz novidades para restaurantes e estabelecimentos de food service...

Leia agora
Por que ter um PDV integrado ao seu Backoffice?

Por que ter um PDV integrado ao seu Backoffice?

A experiência de um cliente em um estabelecimento de food service é fator...

Leia agora
Case | Como a maior Dark Kitchen do mundo usa o ERP EVEREST para alcançar grandes resultados

Case | Como a maior Dark Kitchen do mundo usa o ERP EVEREST para alcançar grandes resultados

Criado em 2017, o grupo ATW Delivery Brands é uma holding brasileira que...

Leia agora