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O preço dos seus produtos te ajuda fugir do prejuízo! Veja como defini-los

O que levar em consideração na composição dos preços do seu Cardápio?

Publicador por Ninho Digital

20/01/2022 - 18h17

Planejamento é algo fundamental em qualquer negócio. Uma das tarefas importantes deste processo em empresas do setor de food service é definir o preço dos seus produtos corretamente a fim de cobrir custos e não ficar no prejuízo.

Se você é empresário do segmento e, em algum momento, chegou ao final de um período sem atingir o lucro esperado mesmo com os principais pontos da sua gestão estando em conformidade, pode ser que o erro esteja na definição dos preços do seus produtos.

Mas, e que outros aspectos também são relevantes e podem influenciar diretamente em uma boa lucratividade?

Quem é o seu público?

Programas de PDV, entregam um panorama geral dos frequentadores do ambiente, como idade, sexo, dias de maior movimento e pratos mais vendidos. Quando aliados a programas de CRM (Customer Relationship Management) e BI (Business Intelligence), essas ferramentas garantem um mapeamento mais eficiente e um conhecimento maior sobre o público, auxiliando na definição de estratégias que potencializam o consumo, como a realização de ações promocionais e outras que te ajudam a formular o preço correto para os seus produtos.

Como anda o mercado?

Olhar para fora das paredes do restaurante é fundamental para que a construção dos valores do seu serviço estejam alinhados às suas expectativas como empreendedor, mas também coerentes com as movimentações do mercado.

Estar atento à fatores como as oscilações de preços nos recursos e insumos utilizados no seu negócio, ou mudanças em diretrizes governamentais que impactam diretamente nos investimentos para empreendedores, permitem que suas ações para contornar possíveis perdas, sejam feitas com mais agilidade. Seja com a readequação do seu cardápio, remarcação de preços, corte de gastos ou adoção de novos processos no seu restaurante.

Quem está por trás do meu cardápio?

Além de olhar o mercado, escolher uma boa localização e definir o seu público-alvo, ter a presença de chefs renomados na cozinha, também agregam valor no momento de precificar seu menu. Afinal, o prato elaborado por um cozinheiro renomado ou que leve o nome de uma grande marca do mercado pode ter um preço diferenciado dos seus produtos em relação aos concorrentes.

Quanto custa colocar o prato na mesa?


Saber o custo de cada insumo utilizado nos seus pratos é essencial para não cair no prejuízo e assegurar a lucratividade do seu serviço. E existem ferramentas que vão te ajudar a conhecer e a calcular corretamente os preços para o seu cardápio com base no conhecimento de seus custos.

O CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é um índice que ajuda muito nesta etapa, ele é um indicador financeiro (presente de forma automatizada em diversos softwares do mercado) que auxilia no cálculo dos gastos para produzir cada prato ou bebida, considerando entre outra coisas, os gastos em armazenamento. A dica aqui é fazer o cálculo por valor unitário, para garantir um resultado mais preciso.

Margem de lucro no preço dos seus produtos

Com os custos de cada produto em mãos, agora é a hora de calcular a margem do lucro que pretende obter com o seu negócio. É importante levar em consideração que despesas comuns, como, por exemplo, aluguel, mão de obra e energia elétrica, não incidem sobre o custo das mercadorias e, sim, são alocadas dentro da margem do lucro bruto para o seu cálculo.

Por exemplo, o dono de um restaurante calculou que sua margem será de 30% sobre o custo da mercadoria vendida. Então, a partir do valor obtido – lucro bruto – serão deduzidas todas as outras despesas, o resultado é o lucro líquido do negócio, ou seja, o dinheiro que sobrou no período em questão.

Com a ajuda das ferramentas corretas, você defino e preço dos seus produtos em segundos.

Como você viu, a lucratividade do seu cardápio passa pode passar pela observação de diversos fatores, que passam por questões que estão tanto fora e quanto dentro do negócio. As informações relacionadas ao que está dentro, podem ser obtidas com a ajuda da tecnologia, seja por meio de um PDV, ou uma solução de gestão para o Backoffice. Um sistema ERP como o EVEREST facilita a vida do gestor, pois integra estas duas áreas do negócio e disponibiliza os dados que auxiliam na tomada decisão e tornam a sua precificação mais eficiente e estratégica.

E para acompanhar como está sua operação, o ERP EVEREST conta ainda com o gráfico de Engenharia de Cardápio, possibilitando o gestor ou o dono do negócio acompanhar o dia a dia de seus produtos dentro do cenário de volume de vendas e rentabilidade.

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