Conteúdos Especiais Fique por dentro do Food Service

Tecnologia ERP ajuda bares e restaurantes a entenderem custos e otimizarem recursos

Publicador por Ninho Digital

13/01/2022 - 17h30

Bar do Juarez, em São Paulo, é exemplo. Ele se reinventou para vencer o atual momento de recessão. Com tecnologia de gestão ERP, conseguiu entender seus custos e otimizar seus recursos para não fechar as portas.

Impacto da pandemia de COVID-19 no setor de Food Service

Não é novidade que um dos setores mais impactados pela pandemia de Covid-19 foi o de Food Service. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 300 mil estabelecimentos fecharam suas portas em 2020.

Restaurante que usa tecnologia de gestão ERP

Na cidade de São Paulo, foram 12 mil bares e restaurantes que fecharam definitivamente por conta da pandemia. A Abrasel estima que cerca de 400 mil funcionários perderam seus postos de trabalhos, agravando ainda mais a situação.

Diante desse cenário, muitos estabelecimentos precisaram buscar alternativas e formas de reduzir custos para não entrarem nessas tristes estatísticas.

Bar do Juarez: Dando a volta por cima com a tecnologia ERP em um momento de crise

Foi o caso do Bar do Juarez. Há mais de 20 anos no mercado, possui quatro unidades em Moema, Itaim, Brooklin e Pinheiros, em São Paulo. A tradicional casa, que vivia com as mesas cheias, se viu na situação de buscar novas soluções para não ter as portas fechadas.

Lucas Alves, sócio e diretor do Bar do Juarez, disse que a casa ficou fechada por quatro meses, trabalhando apenas com o delivery. O modelo já existia no bar antes da pandemia, mas representava um valor inexpressivo de faturamento. Principalmente quando comparado ao montante de clientes que frequentava o seu estabelecimento presencialmente.

“Tivemos uma queda brutal de faturamento e, para não fecharmos as portas, foi preciso buscar uma solução que melhorasse o gerenciamento de nossos custos e que interligasse todos os processos do bar, da parte fiscal, de insumos, e também o delivery.”

Para Lucas, a solução foi buscar um sistema que permitisse essa integração e ajudasse o Bar do Juarez a ter um modelo mais eficiente de gestão. Depois que realizou uma pesquisa de mercado, a parceria foi feita com a ACOM Sistemas, empresa especializada no ramo de Food Service e que tem um ERP especialmente voltado para solucionar as demandas do ramo: o EVEREST.

EVEREST: Tecnologia de gestão ERP para Food Service

O EVEREST é um sistema que permite aos empresários desenvolver um ecossistema de gestão corporativa integrada, que relaciona ações e dados pertinentes aos diversos ambientes operacionais e estratégicos de suas empresas em uma única tecnologia.

Eduardo Ferreira, CCO da ACOM, diz que a empresa resolveu se especializar em Food Service por este ser um ramo bastante específico que necessita de um ERP com funcionalidades especiais para o setor.

Por que escolher o EVEREST para a gestão estratégica do seu negócio de Food Service?

Com arquitetura desenvolvida na nuvem e fazendo uso de Machine Learning, uma das grandes qualidades do EVEREST é ser um sistema fácil de utilizar. Isso porque sua interface é extremamente amigável, com a visualização dos processos de forma simples e um BI (Business Intelligence) que exibe os resultados por meio de Dashboards e relatórios analíticos, que podem ser consultados inclusive, via mobile.

Em uma funcionalidade chamada Monitor de Lojas, o dono do estabelecimento consegue, por exemplo, ter uma ampla visão sobre os processos contábeis do seu negócio:

  • Apuração das movimentações de caixa;
  • Conciliações financeiras programadas e realizadas;
  • Produtos com cadastros inválidos;
  • Controle das notas fiscais emitidas ao consumidor (NFC-e).

Essas e outras atividades podem ser validadas antes mesmo de entrarem no fluxo de processamento do ERP.

Além do Monitor, o empresário conta também com o Portal de Lojas, em que ele pode ter acesso a funcionalidades como:

  • Controle de inventários;
  • Requisições de compras;
  • Conferência de pedidos;
  • Registro da entrada de novas mercadorias;
  • Abertura e fechamento diário de caixa.

Essas e outras ações podem contribuir para a eficiência da operação e, como resultado, para a otimização de recursos e redução de gastos.

“ Apesar de ser um cenário trágico, conseguimos sobreviver ao pior momento da pandemia graças a um bom planejamento financeiro auxiliado pelo ERP Everest. Com ele pudemos fazer uma programação exata das contas a pagar/receber e não deixarmos de cumprir com nenhuma de nossas obrigações financeiras”, ressalta Lucas Alves.

Com o futuro ainda indefinido por conta da extensão da pandemia, Lucas espera ansiosamente pela volta da normalidade das atividades. Como lição, mesmo em tempos de crise, aprimorar a gestão é um fator fundamental para que o negócio possa sobreviver, afirma Alves.

Posts mais lidos

Você sabe quais são os indicadores essenciais para qualquer dono de restaurante?

Você sabe quais são os indicadores essenciais para qualquer dono de restaurante?

Na gestão de um negócio, a atenção que se dá aos números pode...

Leia agora
20 dicas para ter um negócio de sucesso 

20 dicas para ter um negócio de sucesso 

O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso? Essa é...

Leia agora
Conheça 5 tendências para food services em 2023

Conheça 5 tendências para food services em 2023

O aquecimento do mercado traz novidades para restaurantes e estabelecimentos de food service...

Leia agora
Por que ter um PDV integrado ao seu Backoffice?

Por que ter um PDV integrado ao seu Backoffice?

A experiência de um cliente em um estabelecimento de food service é fator...

Leia agora
Case | Como a maior Dark Kitchen do mundo usa o ERP EVEREST para alcançar grandes resultados

Case | Como a maior Dark Kitchen do mundo usa o ERP EVEREST para alcançar grandes resultados

Criado em 2017, o grupo ATW Delivery Brands é uma holding brasileira que...

Leia agora